sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Discussão do texto de Walter Benjamin: "Mágia e Técnica, Arte e Política."

Por Alexander Machado

Nosso grupo reuniu-se, no dia 30/11/2007, com o intuito de discutir o texto sobre fotografia de Walter Benjamin, intitulado de “Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura”. O capítulo abordado foi “Pequena história da fotografia”.

Diferentes contextos foram lançados nessa discussão, sendo que divergências referentes ao texto foram tomando corpo durante a reunião, mas com um olhar investigativo foi-se descrevendo passagens em que o autor relata o início da era da fotografia, e o impacto que ela causou em uma época em que os pintores de miniaturas eram os protagonistas na captura das imagens. Neste texto é falado quando Daguedi consegue fixar a imagem na câmara escura. Sendo a fotografia uma ferramenta de extrema importância como fato histórico.

Nosso grupo chega a uma importante conclusão quanto ao profissional que desempenha esta atividade: o retrato feito por um fotografo é diferente de um retrato artístico. Hoje em dia o ator encena para câmera com o objetivo atingir um determinado padrão quanto ao uso da imagem que será capturada.

Também foi questionado os legados dos diferentes séculos e como o desenvolvimento na parte social afetaria os países do terceiro mundo.

Existem diferentes situações na qual o ato de fotografar poderá ser empregado como: formaturas, festas,...

Como conseqüência, do avanço tecnológico, poderíamos afirmar que devido ao acesso às tecnologias, o espaço de atuação dos fotógrafos estaria diminuindo se não fosse o fato de que nem todas as pessoas podem adquirir os equipamentos devido ao preço estar acima do poder aquisitivo da maioria da população. Reafirmando, assim, o importante papel da fotografia artística nos dias atuais.

Nenhum comentário: