quinta-feira, 29 de novembro de 2007

conversa sobre o Feres, a Restinga, o blog e fotografia.

por Liziê Vargas

No 09/11 às 14h, no nono andar da Faced iniciou a reunião do Território Práticas e Saberes Populares – Feres.
A reunião foi coordenada pela Professora Zita Possamai e teve como pauta os seguintes pontos:

1. Esclarecimentos sobre o acesso ao blog pelos bolsistas do GT e resumos dos textos a serem acrescentados nessa página da Internet, informações sobre as senhas de acesso ao site.
2. Explicação, pela professora, sobre o funcionamento da prática com fotografia através da câmera escura, atividade que será aprendida durante o curso a ser realizado no museu Hipólito da Costa no dia 20/11 às 15h e servirá de apoio para a efetivação das oficinas a serem realizadas pelo GT. Para tal também foi distribuído o texto “Pequena história da fotografia” de Walter Benjamin com o objetivo de melhor compreender o percurso da história fotográfica. O curso se insere dentro das propostas temáticas para o território que enquadra a fotografia e a memória como mecanismo de recorte para a visualização e entendimento das áreas a serem abordadas.
3. Discussão de dois capítulos da tese intitulada “Redes Sociais e Micropolíticas da Juventude” escritos por Fábio Dal Molin. Na qual aparecem informações sobre o bairro Restinga, bem como esclarecimentos a respeito de organizações presentes no mesmo bairro, como o FERES (Fórum de educadores da Restinga), o cursinho popular, etc.
4. Colocações pela Professora Zita Possamai a respeito das explicações efetuadas pela coordenadora do Feres Clarisse Abraão sobre a organização e funcionamento das atividades desenvolvidas. No Feres estão inseridos sessenta educadores articulados em dez coordenações e distribuídos em dois tipos de atuação: a institucionalizada, efetuadas dentro de estabelecimentos institucionais, como escolas e outras sedes administradas pelo órgão público e a outra não - institucionalizada. O fórum não possui formalidade política, como as ONGs ou outros órgãos se concretizando, portanto, em uma rede. Para a efetivação das atividades o Fórum se articula com outros projetos para conseguir viabilizar suas ações.
5. Inserção de dois novos bolsistas ao território Práticas e Saberes populares: Rodrigo Ramos e Liziê Vargas.

Nenhum comentário: