sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Fique por dentro do Práticas e Saberes Populares, um território do Conexões

por Liziê Vargas, Martina Gomes e Rodrigo Ramos


1. Nosso território se chama Práticas e Saberes Populares, é novo e ainda está em construção. Atuaremos no bairro Restinga através de nossos interlocutores do FERES (Fórum de Educação da Restinga), que é composto por sessenta educadores populares e formais que atuam nas escolas e em outros espaços da comunidade por meio de oficinas com temas pontuais que interessam aquele público.


2. O Conexões, por meio do Território Práticas e Saberes Populares, atuará na comunidade propondo oficinas que visam trabalhar a construção da memória local por meio de narrativas orais e visuais.
O que são narrativas orais e visuais? As narrativas orais são discursos que se materializam na fala, nos depoimentos. Do mesmo modo, a narrativa visual é uma espécie de texto, uma espécie de fala visual. Isto é, são imagens portadoras de sentidos, de significados. Em nossa oficina, trabalharemos com as imagens fotográficas.
Um dos objetivos de trabalharmos com a construção da memória é valorizar os saberes locais e o desenvolvimento da auto-estima dos oficinandos; pois, como sabemos, a Restinga é bairro altamente estigmatizado.


3. Até o momento nossas atividades estão relacionadas a construção do conhecimento teórico sobre a comunidade, para posteriormente atuar nas oficinas.
Para atingir esse objetivo estamos lendo alguns textos e participando de oficinas. Entre eles : Um capitulo do livro "O tempo vivo da memória" de Ecléa Bosi, dois capítulos da tese de Fábio Dal Molin sobre a restinga, um livro da coleção "Memória dos bairros" sobre a Restinga de Marion Kruse Nunes e um texto de Walter Benjamin sobre a história da fotografia.
Nessa semana participamos de uma oficina de fotografia sobre câmara escura, que se enquadra na questão da memória, a ser trabalhada depois nas oficinas.
Posteriormente iremos participar de um curso que é uma parceria do conexões com o FERES, e tem por objetivo auxiliar na formação de educadores populares, sendo essa atividade incluída no programa do nosso território.

Nenhum comentário: