quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nascidos em Bordéis

Por Liziê Vargas

No dia 07 / 03/2008 assistimos ao documentário Nascidos em bordéis (Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids) com o objetivo de visualisar a trajetória de oficinas de fotografia propostas por dois norte americanos à crianças da Índia.
O documentário narra, através de depoimentos dos oficinandos e gravações do dia-a dia deles, a entrada de dois estrangeiros norte americanos e consequentemente a entrada da fotografia no cotidiano de crianças que vivem no bairro da luz vermelha em Calcutá. A região da Índia apresenta muitos problemas sociais entre eles o mais focado pelo filme: a vida difícil de crianças, filhas (os) de prostitutas, que convivem cotidianamente com o trabalho e com a realidade dos bordéis.
O filme demonstra que a partir das oficinas de fotografia propostas pelos documentaristas inicia, também, a tentativa de intervenção social. Com o reconhecimento do talento dos oficinandos são mostradas possibilidades de modificação da vida dessas crianças, tidas por Zana Briski e Ross Kauffman como as melhores alternativas a aquela realidade existente no país.
Entretanto aparecem nesse contexto à relutância de algumas famílias a essas propostas, as dificuldades impostas pela burocracia da Índia, pela própria estrutura disponível no país e conseqüentemente a pouca eficiência dessas tentativas de melhorias sociais apresentadas pela ótica dos estrangeiros.





Um comentário:

Blog da Familia Possamai disse...

Não acredito que perdi esse filme!! Preciso vê-lo urgentemente! Bela post, Liziê. Dá uma ótima idéia do filme.