sábado, 19 de abril de 2008

Curso de Educadores Populares - Gêneros

Editado por Alexander Machado


O organizador e educador popular Augusto dá início ao curso nesta semana (18 e 19/04) explicando que espera que todos os educadores populares possam começar as suas atividades como educadores.
A integrante do grupo de discussão, Mirian, fala sobre o movimento feminista. Neste sábado a profª. Ruth retoma o assunto reforçando a importância do trabalho a ser desenvolvido referente a esta questão enfatizando as questões apontadas pela Mirian.
Neste sábado tivemos como questão principal a discussão sobre o gênero e os debates seguem expostos a seguir:
As feministas trabalham sobre a mulher e a questão do gênero quebra o tabu deste mito, pois o ser humano possui características individuais e isto influencia nas atitudes delas.
O outro tema abordado é a Classe.
Segue os debates e em seguida faz-se um breve comentário referente ao Tema abordado. Logo em seguida é exposta uma série de imagens de crianças de diferentes etnias e classes sociais em diferentes situações no meio em que vivem. Junto ao comentário é definido o que é Cultura e Linguagem e que ambas constroem as personalidades dos jovens.
- Juventude e Gênero
Tais características citadas (Adolescência) estão em conflito com a feminilidade deixando em aberto a seguinte questão: será a adolescência uma construção masculina?
- Gênero
As desigualdades geram uma hierarquia entre todas as classes.
- Sexualidade
Tem a ver com as formas pelas quais os diferentes sujeitos, homens e mulheres, vivem seus desejos e prazeres corporais, em sentido amplo. O corpo e a sexualidade estão diretamente implicados na economia.
Uma série de questões foram apresentadas para reflexão dos educadores no momento em que estarão atuando em seus locais de ensino.

A profª. Ruth retoma a palavra e coloca como exemplo a situação das crianças nas creches que são colocadas a assistir desenhos clássicos, como os da Disney, nos momentos em que não podem ir ao pátio para brincar em dia de chuva e que isso também era uma situação em comum com crianças da classe média. Tudo isso era resultado de um trabalho de campo em bairros de ambas as classes sendo esta situação comum entre ambas.

Logo em seguida foi feito um debate entre os assuntos apresentados até o momento. Os integrantes abordaram diversos tipos de linguagem como exemplo temos a linguagem do corpo, da alma e da fala como sendo ferramentas para expressar os pensamentos distintos de todos. A sexualidade também foi tema de discussão e o quanto a mídia influencia nas decisões tomadas pelas pessoas, sendo apresentado o corpo perfeito como padrão de sucesso. As pessoas acabam se rotulando juntamente com a sociedade dividindo-se em diversas categorias.

A discriminação com o comportamento dá corpo ao preconceito, pois teoricamente já está convencionado pela sociedade os comportamentos entre homens e mulheres não sendo tolerado que seja de outra forma. Também foi citado o comportamento da criança na nas escolas e o posicionamento dos pais quanto às novas situações em que os filhos eram colocados junto ao grupo de colegas

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