segunda-feira, 2 de junho de 2008

Curso de Educação Popular

Desde o dia 03/04 de abril o nosso território está participando do curso de educadores populares organizado pelo FERES (Forum de Educadores da Restinga e Extremo Sul). O curso é um espaço de grande interação que proporciona discussões sobre temas importantes e presentes no cotidiano.

Até agora foram 8 temáticas apresentadas e discutidas. Entre elas está Educação, Etnias, gêneros, Meio Ambiente, Saúde, Movimetos Sociais, Comunicação, Relações de classes.

O painel sobre etnias abordou a questão dos indigenas na sexta -feira, onde se teve a presença de um participante Guarani e outro Kaigang.
Os dois falaram sobre a cultura que eles preservam nas suas aldeias, das dificuldades que enfrentam, do contato com o não-índio e trouxeram muitos pontos para que debatessemos sobre a questão dos índigenas no Brasil.

No sábado a conversa foi com duas professoras da UFRGS, que apresentaram a temática racial. Marilene Paré que abordou o tema do preconceito existente nas escolas engfrentado por crianças e jovens negros e Rita Camisolão, que discutiu a questão do preconceito racial em diversas esferas da sociedade e principalmente nas escolas.

A temática dos Movimentos Sociais foi apresentado po 4 representantes de 4 diferentes movimentos que ocorrem no Brasil:

* O Comitê de Resistencia popular (iniciado em 1997 em Gravatai) formado por grupos de pessoas que se organizam para conseguir demandas da periferia;
* A Marcha Mundioal das mulheres que busca a igualdade de gênero;
*Via Campesina que é uma mistura de diversas organizações sociais com principios comuns e socialistas;
* MST que também por uma ótica socialista luta pela reforma agrária e o direito a terra a todos.






Nenhum comentário: